Avatar – Revolução cinematográfica

postado em: Blog | 0
Capa da Revista Empire sobre novo filme de James Cameron

James Cameron, diretor de grandes clássicos do cinema como o Exterminador do Futuro 1 e 2, O Segredo do Abismo e Titanic, volta as filmagens com seu novo filme Avatar.

Por todo o lugar onde se comenta sobre o filme , o que se vê é a promessa de um filme que irá revolucionar o mundo do cinema. Mas o que esse filme tem de tão especial?

A história do longa se passa no distante planeta “pandora” onde o ex-militar interpretado por Sam Worthington interage com os Navi, os nativos do planeta, através de um avatar alienígena, e os lidera numa heróica batalha para salvar a civilização. Mas a grande inovação desse filme não é o enredo mas sim o visual, veja abaixo porque.

Para começar é interessante ressaltar o fato de que o personagem principal é um Avatar, isso é especialmente relevante para um blog que trata de corporalidades audiovisuais, pois no filme, o ator tem a mente transportada para um clone alienígena dele mesmo.

Sam Wortihngton ao lado de seu Avatar alienígena
Sam Wortihngton ao lado de seu Avatar alienígena

Bom, agora falando dos aspectos visuais do filme, que será a maior obra de James Cameron, o filme promete muito. James afirma que até hoje nunca se viu um filme com os efeitos visuais de Avatar. Críticos de cinema afirmam que esse filme será tão revolucionário quanto foi Matrix ou Star Wars em suas respectivas épocas.

James Cameron e Sam Worthington, protagonista de Avatar
James Cameron e Sam Worthington, protagonista de Avatar

O filme teve 4 anos de produção e foi todo foi filmado com câmeras de alta resolução e 3D, misturando computação gráfica com atores reais. Cameron disse que ficou muito entusiasmado com as possibilidades que os computadores deram ao filme e disse que foi possível criar tomadas sensacionais. Segundo ele essa é uma nova técnica 3D de animação foto-realista misturada com 40% de imagem real. Os jornalistas que assistiram a um pedaço do filme que foi librando a imprensa classificam o visual do filme como sensacional, e que mesmo em cenas que não são reais, é tão bem feito que você esquece que é computação gráfica. Agora veja o trailer e tire suas conclusões,mas lembre, o filme foi feito para ser visto em telas 3D, então isso é uma pequena demonstração do que será no cinema:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4eZKd_i-11E]

Ou veja o trailer em alta-resolução!

O filme estréia dia 18 Dezembro.

Uma resposta

  1. Jeferson Braun
    | Responder

    Nossa, vi o trailer, realmente sensacional, trabalho com computação Gráfica e realmente não parece ser apenas 40% de imagem real só… esse filme não perco a estréia .o/
    Muito interessante o post!
    valeu!

Deixe uma resposta