The Surrogates – Será o futuro das redes sociais online?

postado em: Blog | 0

Quem assitiu ao novo filme de Bruce Willis quem sabe não tenha reparado no fato, mas pode-se fazer um paralelo entre as redes sociais de hoje(orkut, twitter, facebook) e os avatares robóticos do longa. Explico melhor, no filme The Surrogates, lançado mês passado, 98% da população mundial interagia com o mundo através de avatares robôs, ou seja, ficavam em casa deitados em uma máquina e enviavam seus robôs, que eram controlados por suas mentes. O trailer do filme mostra isso:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jwTJ7mCcFoY]

Muitas vezes o robô era muito mais bonito que a própria pessoa que o comandava, muitas não tinha nada a ver com o dono. As pessoas ditas “reais” não saíam mais de casa, afinal seus robôs eram muito mais belos e esbeltos do que elas.

Agora faço a comparação, as redes sociais de hoje não são a mesma coisa?

As pessoas mostram o melhor de si em suas fotos e perfis online, são populares nos chats, tem vários amigos “virtuais” mas e na vida real? Muitas vezes não conhecem sequer seu vizinho, e praticamente não tem uma vida social “física”, digo, ir numa praça e conversar fiado com amigos e conhecidos, caminhar na rua, jogar um futebol, isso aos poucos vai se perdendo. Hoje já se vê muitas pessoas construindo uma vida paralela na Internet e deixando se importar tanto com interações pessoais com as pessoas.

No filme de Bruce Willis essa premissa foi levada ao extremo, quando as pessoas ficam em casa e só interagem com o mundo através de robôs melhorados. Porém fica a pergunta, será que no futuro será assim?

Uma resposta

  1. Denis Gascó
    | Responder

    Cara,
    Assisti a esse filme e achei ele bem interessante. Este questionamento a respeito da ultra-virtualização da sociedade nao é algo nada novo, mas veio reconfigurado numa estetica mais interessante, com os substitutos.
    Contudo, há um filme novo que também trata dessa questão mas seguindo toda uma forma audiovisual mais inovadora e interessante.
    O filme se chama GAMER (2009).
    Assiste lá e depois me conta o que vc achou!
    abraços

  2. Vinicius Carlos Vieira
    | Responder

    só pra fazer uma propaganda e trocar algumas opiniões http://blogcinemaqui.blogspot.com/2009/11/substitutos.html

  3. Vinicius Carlos Vieira
    | Responder

    e como o cara ae de cima falou em Gamer: http://blogcinemaqui.blogspot.com/2009/10/gamer.html

Deixe uma resposta