Feminino/masculino: estratégias discursivas nos programas televisivos

postado em: Pesquisas | 0

Ano da pesquisa: 2004 – 2005.

O projeto que se submete à apreciação propõe um estudo sobre a construção dos sentidos e da significação do corpo nos programas de reality shows, tendo em vista o corpo midiático que revela, valoriza e legitima, pelo menos, aspectos relativos às etnias, aos gêneros, à estética e à sexualidade. Tal pesquisa integra-se ao grupo de pesquisa em audiovisualidades (GPAv) da Unisinos e ao diretório de pesquisa do CNPq ‘Processos de Significação Televisivos’ e visa, ainda, dar continuidade a outro estudo por mim desenvolvido no centro de Ciências da Comunicação, a qual  tem por objetivo  identificar os sentidos construídos pela mídia televisiva para o corpo da alteridade e seus possíveis reflexos na construção dos significados sociais do corpo. Nos aspectos teóricos, busca-se uma discussão aprofundada acerca da linguagem televisiva e das estratégias discursivas articuladas por ela. Paralelamente, faz-se necessária, também, uma abordagem sobre as questões relativas ao domínio do corpo e seus processos de significação, bem como os processos que constituem o seu discurso no âmbito televisivo, sobretudo, no dosshows de realidade. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o projeto conta com a perspectiva semiótica organizadora da análise de sentidos e da significação.