¡¡Oído cocina!!

postado em: Blog | 0

Essa é uma antiga expressão que se usava em bares e restaurantes da Espanha, na qual o garçom gritava a comanda e na cozinha respondiam: “oído cocina”, para avisar que haviam recebido o pedido.

Foi esse o slogan escolhido para aplicar ao encontro ¿La diversitat ven? (A diversidade vende?), organizado pelo Col·legi de Publcitaris i Relacions Pùbliques de Catalunya e pelo Migracom-UAB.

div

O slogan emerge de um estudo sobre a representação da diversidade sociocultural na publicidade espanhola para o Ministério de Economia e Competitividade, feito por Nicolás Lorite García, diretor do Migracom. Os dados mostram que apenas 7,8% dos anúncios emitidos pela televisão exibem personagens que mostram traços visíveis de diversidade sociocultural – quando, atualmente, por volta de 15% de residentes na Espanha são procedentes de outras origens.

Previamente ao debate, mostrou-se o documentário que o Migracom está realizando sobre a representação da diversidade na publicidade, com os testemunhos de pessoas-chave para esse debate, tais como: Tondel Pozo, decano do Col·legi de Publicitaris i Relacions Pùbliques, José Angel Abancens, presidente da Asociación de Empresarios de la Publicidad y la Fundación de la Comunicación, Salvador Alsius, conselheiro do Consellde l’Audiovisual de Catalunya, Beatriu Guarro, presidenta do SOS Racismo e Joaquín Lorente, um dos publicitários mais importantes do panorama espanhol. Todos eles coincidem na necessidade de que a publicidade seja capaz de incorporar em seu discurso audiovisual a normalidade sociodemográfica, mas tomando o cuidado de não cair nas cotas.

participantes y organizadores falta Rafa

Sala llena

Tondel Pozo encerrou a mesa redonda sublinhando a necessidade de aprofundar o tema e agradecendo ao Migracom, que contribui há mais de dois anos com o Col·legi de Publicitaris com uma questão que até então não era debatida.

Deixe uma resposta