Núcleo Corporalidades apresenta pesquisas na 3ª Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica

postado em: Blog | 0

Os trabalhos realizados no âmbito do Corporalidades, núcleo do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), foram apresentados na terça-feira, dia 8 de agosto, na 3ª Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, que ocorreu entre os dias 7 e 9 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Sob o título Corporalidades: linguagem, gênero, perspectivas epistemológicas e espacialidades, a fala traçou um panorama dos diversos trabalhos contemplados pelo núcleo, desde a vinculação com a Semiótica da Cultura de Iúri Lotman até as inserções em temáticas como gênero, audiovisual, metodologia, pensamento ameríndio e espaço urbano.

Representado em São Paulo pela Profª Dra. Nísia Martins do Rosário e pelo doutorando Demétrio Rocha Pereira, o trabalho é também assinado pela mestranda Mariana Somariva e pelo doutorando Ricardo Machado.

O grupo compôs mesa com outros grupos dedicados ao estudo do corpo, destacando-se nos debates com o público questões como a mercantilização da expressividade LGBT e as diferenças entre a condição do refugiado e o nomadismo como ferramenta conceitual e política.

Deixe uma resposta