Este site foi desenvolvido para expor os trabalhos e pesquisas feitos na área de Comunicação Visual, principalmente no que diz respeito aos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia; e coordenados pela professora e pesquisadora Nísia Martins do Rosário.

Corporalidades são um domínio teórico-metodológico que permite fazer avançar as reflexões acerca das virtualidades e das atualizações dos corpos; são uma dimensão em que se pode desenvolver abordagens teóricas sobre o corpo e propor estudos empíricos sobre ele.  Constitui-se num ambiente propício ao alargamento das problematizações e das perspectivas investigativas que dizem respeito ao corpo, encontrando respaldo para estabelecer seus princípios e incrementar suas aplicações, entender seu funcionamento.

Pesquisa atual:  “QUEBRA-SE O ESPELHO: UMA CARTOGRAFIA DA CONFIGURAÇÃO SEMIÓTICA DO CORPO ABJETO”

 

Atuais integrantes da pesquisa:

Nísia Martins do Rosário

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, é coordenadora da Pesquisa QUEBRA-SE O ESPELHO: UMA CARTOGRAFIA DA CONFIGURAÇÃO SEMIÓTICA DO CORPO ABJETO. Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, a ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821

 

 

 

Fabrício Lopes da Silveira

Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1995); Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1998) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2003). Entre 1998 e 2018, foi professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo / RS. Em duas ocasiões, foi pesquisador convidado e professor visitante na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Em 2015, concluiu estágio de Pós-Doutorado Sênior (Bolsa CAPES, processo n. 5939-14-3), junto à Universidade de Salford, na Inglaterra. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado (Bolsa PNPD CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8096511043948981

 

 

Ricardo de Jesus Machado

Doutorando em Comunicação na UFRGS, na Linha de Pesquisa Cultura e Significação. Jornalista de formação, é mestre em Comunicação pela Unisinos onde também realizou Especialização em Filosofia. Editor do site Antropofagias e jornalista no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8403191368414581

 

 

 

Gabriela Milagros Pacheco Davila

Mestra no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Licenciada em Comunicação pela Universidade de Lima (2011), onde pesquisou temas de plataformas digitais. Experiência em marketing, publicidade e audiovisual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8202813041171019

 

 

Douglas Henrique Ostruca dos Santos

Doutorande em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduade em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS (2020). É membro do núcleo de pesquisa Corporalidades desde 2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos estudos do corpo, sendo de interesse específico os seguintes temas: micropolíticas de gênero, micropolíticas cuir, cartografia, esquizodrama, processos de (des)montação dos corpos, movimentações drag, cinema e audiovisual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6593645121001870

 

 

Paula Coruja Fonseca

Doutoranda e mestra em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, jornalista formada pela Unisinos. Integra os grupos de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais, da UFRGS, e Processocom, da Unisinos, além do Núcleo Corporalidades (UFRGS). Entre os principais interesses de pesquisa estão metodologias de pesquisa, YouTube, feminismos e estudos de gênero. E-mail: paula.coruja@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8313475969914434

 

 

 

João Batista Nascimento dos Santos

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE (2012) sendo atualmente doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É publicitário, tem experiência na área de Comunicação, como Diretor de Arte e, atualmente, é sócio da Agência Versat Comunicação. Tem experiência no ensino superior, tendo ministrado as disciplinas de Administração e Propaganda e Direção de Arte. Sua Dissertação de mestrado é voltada para os seguintes temas: cultura, identidade, poder, mídia e tolerância

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6509588405647610

 

 

 

Mariana Argoud Dias

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGOM/UFRGS) e jornalista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo Corporalidades. Entre os temas de interesse de pesquisa, estão estudos de gênero, corpo, telejornalismo, televisão e imagem.  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1147654451955234

 

 

 

Felipe Vlaxio Lopes

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, graduado em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor efetivo na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM, atuando nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8548694647391969

 

 

 

Geovanne Patrick Martins Flores

Graduando de Comunicação Social – Hab. Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPQ onde executa suas tarefas no PPGCOM/UFRGS. Tem experiência em pesquisa na área de diversidade e estudos sobre a comunidade LGBTQ+, relações públicas e pesquisa sobre portais midiáticos. Tem interesse na área de estudos da semiótica, cultura, identidades culturais, midiatização da religião, teoria queer, gênero e sexualidade, relações públicas, comunicação e cultura organizacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3521416424267292