Este site foi desenvolvido para expor os trabalhos e pesquisas feitos na área de Comunicação Visual, principalmente no que diz respeito aos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia; e coordenados pela professora e pesquisadora Nísia Martins do Rosário.

Corporalidades são um domínio teórico-metodológico que permite fazer avançar as reflexões acerca das virtualidades e das atualizações dos corpos; são uma dimensão em que se pode desenvolver abordagens teóricas sobre o corpo e propor estudos empíricos sobre ele.  Constitui-se num ambiente propício ao alargamento das problematizações e das perspectivas investigativas que dizem respeito ao corpo, encontrando respaldo para estabelecer seus princípios e incrementar suas aplicações, entender seu funcionamento.

Pesquisa atual:  “CORPOS EM DISSECAÇÃO: A DECODIFICAÇÃO DOS SENTIDOS NAS CORPORALIDADES”

 

Atuais integrantes da pesquisa:

 

Nísia Martins do Rosário

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, é coordenadora da Pesquisa Corpos em Explosão: rupturas e reconfigurações de sentidos nas corporalidades. Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, a ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821

 

 

Adriana Pierre Coca

Doutoranda no PPGCOM-UFRGS, Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais, Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero. Atua principalmente nas pesquisas sobre o audiovisual com ênfase nas investigações sobre a produção de recriações literárias para a televisão.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8797366244235048

 

 

Demétrio Jorge Rocha Pereira

Doutorando no PPGCOM-UFRGS. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Estuda mídia sob a perspectiva de uma semiótica maquínica, interessada em como a materialidade dos meios é mobilizada signicamente e em agenciamento com regimes de saber-poder. Entre os temas de pesquisa estão a dimensão afectiva da música e as imersividades. Integrante do grupo de pesquisa registrado no CNPq GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4627263818808957

 

 

Mariana Somariva

Mestranda no PPGCOM – UFRGS. Mestranda no PPGCOM-UFRGS. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica da cultura, corporalidades, gênero, transcorpo e explosão.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5171676687316127

 

 

 

Maurício Rodrigues Pereira

Mestrando no Programa de Comunicação e Informação da UFRGS. Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda na mesma universidade. Fotógrafo publicitário, de moda e retratos. Pesquisa a linguagem fotográfica em conjuntura de temáticas que perpassam a moda, a publicidade e as artes visuais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8538652473045794

 

 

 

Tainan Pauli Tomazetti

Doutorando em Comunicação e Informação, na linha de pesquisa Cultura e Significação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFSM. Membro do grupo de pesquisa Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção). Possui experiência na área de Comunicação, com interesse em Teorias e epistemologia da comunicação e Metodologias qualitativas. Interessado também nas seguintes temáticas: Mídia, gênero e sexualidade; Identidades e cidadania e Mídia e consumo cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8749722179428796

 

João Batista Nascimento dos Santos

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE (2012) sendo atualmente doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É publicitário, tem experiência na área de Comunicação, como Diretor de Arte e, atualmente, é sócio da Agência Versat Comunicação. Tem experiência no ensino superior, tendo ministrado as disciplinas de Administração e Propaganda e Direção de Arte. Sua Dissertação de mestrado é voltada para os seguintes temas: cultura, identidade, poder, mídia e tolerância

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6509588405647610

 

Felipe André Schutz dos Santos

Graduando em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPq. Tem interesse em estudos relacionados às temáticas de gênero, sexualidade, corporalidades, cultura popular, política, Relações de Poder e Semiótica da Cultura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8562229328364286 

 

 

 

Hayane Telles Leotte

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPq e dedica-se a temas relacionadas a negritude, gênero e sexualidade através da mídia, cinema e fotografia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4422598934957652

 

 

 

Demétrio Moreira da Silva

Graduando de Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPq e dedica -se ao tema das mídias sociais, sexualidade e identidades.